® www.FazendaPicoParana.AltaMontanha.com ::: (41) 9906-5574 (TIM):::
 A Fazenda

- Como Chegar

- Preços

- Mural de Fotos

IMPORTANTE

Estrutura

- Camping

- Casa de Apoio

- Estacionamento

Aventuras

- Pico Paraná

- Pico Caratuva

- Pico Itapiroca

- Cachoeira Arco-Íris

Coordenadas

Mínimo Impacto

Contato

Links

Caratuva

Um passeio que vale a pena pelo visual e pela agradável caminhada por um dos trechos mais bonitos e preservados de mata atlântica no Brasil.

O Caratuva é a segunda maior montanha em altitude da região sul do Brasil, com 1850 metros (quase empatado em altitude com o Pico Ibitirati). A vegetação é composta em quase sua totalidade em Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto-montana e de refúgios ecológicos.

Diferencia-se das outras montanhas próximas pela presença das antenas de rádio amador em seu cume, as quais podem ser vistas de longe.

A subida ao cume leva em torno de 3 horas, atravessando paisagens de rara beleza dentro da Floresta Atlântica, passando por rios, bromélias e caraguatás. No seu cume a vegetação característica da região é a Caratuva, uma espécie de bambu anão de altitude e que batiza a montanha. Uma planta agradável ao toque e de rara beleza.

Do alto é possível avistar ao Leste o conjunto Ibeteruçu aonde localiza-se o Pico Paraná, litoral paranaense, principalmente a baía de Antonina; a Oeste, a represa do Capivari; ao Norte, o Taipabuçu e o Ferraria; e na porção Sul/Sudeste/Sudoeste destacam-se o Itapiroca em primeiro plano, a seguir o Tucum e Camapuam e ao longe o imponente Ciririca. Mais ao longe se avistam as montanhas das serras da Graciosa, Baitaca e do Marumbi.

A caixa de registros se encontra atrelada à segunda antena de Rádio Amador.

Sempre é bom lembrar que a área é caracterizada como área de preservação permanente . Assim, todo o cuidado é pouco. E lembre-se de seguir todas as regras de visitação de Mínimo Impacto.

Outro aviso importante é com relação às lanternas! Como a maioria dos "acidentes" é causada direta ou indiretamente pela falta delas, é proibida a entrada na Fazenda Pico Paraná, de qualquer visitante que não esteja com sua própria lanterna e apito. Vale a pena uma atenção redobrada, hein!

Com o intuito em auxiliar o montanhista, recomendamos os seguintes equipamentos para escalada com pernoite no Caratuva:

Caratuva - Pedra próxima ao cume Caratuva - Ciririca visto do... Caratuva - Taipabuçu e ferraria vistos do...
Caratuva - Arco-íris no Pico Paraná Caratuva - Pico Paraná Caratuva



® Portal AltaMontanha.com ::: Todos os direitos reservados